Sobre nós
O Centopeia Piá é um coletivo de artistas de diferentes origens, coordenado pelo dramaturgo e roteirista Luís Alberto de Abreu. O grupo nasceu em 2012 com o objetivo de desenvolver trabalhos para o público infantojuvenil a partir do estudo das mitologias e dos contos populares. A escolha da cidade de Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba, para sediar seu set de produção não se deu por acaso. É nessa cidade que vive parte dos artistas do coletivo, entre os quais, os artistas plásticos, Primo e Diana Gerbelli, responsáveis pelas técnicas de animação e direção de arte da produções audiovisuais.
Em 2013, o grupo concluiu o seu primeiro curta de animação em stop motion, com 20 minutos de duração, chamado 3 Amigos. Essa primeira produção também marcou o início da parceria estabelecida com o Instituto Pandavas que perdura até hoje. O 3 Amigos, depois de realizar uma pré-estreia na Livraria Alfarrábios em Santo André e no Encontros da Mantiqueira, estreou oficialmente no 4º Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato e depois fez uma temporada de exibições em escolas da região.
No ano seguinte, 2014, o coletivo iniciou o desenvolvimento do curta-metragem O Barco. Depois de ter o roteiro e o storyboard concluídos e alguns testes de animação e cenografia, a produção foi suspensa e só foi retomada em 2021, com o projeto "O Barco Tríptico", apoiado pelo ProAC Direto 2021. "O Barco Tríptico" é um projeto que consiste na produção de um curta de animação em stop motion, um álbum musical e um livro, todos desdobrados a partir da mesma narrativa. O curta “O barco” foi premiado pela Lei Paulo Gustavo operacionalizada por Guararema, a primeira cidade a implementar a lei no Brasil.
Em 2016, o Centopeia Piá realizou em conjunto com a Cia. Articularte o curta-metragem Sombras por meio do projeto Histórias Sem Fronteiras. O Sombras, como o nome já anuncia, explorou o universo do teatro de sombras adaptada para o cinema. 2017 foi marcado pela estreia do espetáculo Caminhos Bordados. A peça traz novamente o texto de Luís Alberto de Abreu e a direção de arte de Diana Gerbelli e reforça a vocação de contar histórias do grupo por meio de um enredo que reforça a amizade e a simplicidade na construção das cenas.
Dando continuidade à característica multilinguagem do coletivo, o Centopeia Piá produziu, em 2019, o livro Os três sonhos de Margarida Flor, escrito por Luís Alberto de Abreu e ilustrado pelo Primo Gerbelli. Recetemente, o grupo finalizou o seu terceiro curta de animação em stop motion chamado Bicicleta Vermelha (ProAC, 2022).